Agentes comunitárias de Saúde recebem novos aparelhos para o trabalho
Publicado em: 04/10/2022 ás 17:46:00 Autor: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São José do Povo realizou na terça-feira (04) a entrega de 12 novos tablets para as agentes comunitárias de saúde (ACS) em comemoração ao dia dos ACS e ACE.

O município conta atualmente com 12 ACS, mas, vários equipamentos que elas usavam já estavam antigos ou estragados. O aparelho proporciona mais agilidade e eficiência nos relatórios. Por meio dos aparelhos, todos os dados coletados em visitas são repassados, simultaneamente ao Ministério da Saúde, garantindo, assim, o repasse de verbas, condição ligada a informações prestadas por toda equipe de Atenção Básica.

Dentre as vantagens, o uso da nova tecnologia reflete em melhoria no atendimento à população, pois torna o atendimento mais ágil e seguro, além de ser ecologicamente correto, pois diminui o gasto excessivo com papel; garante o sigilo de dados, já que o Sistema é norteado pela LGPD (Lei de Proteção de Dados), não necessitando de anotações particulares dos pacientes em papéis.

O objetivo ao lançar essas informações das famílias de cada micro área no Sistema E-SUS, é a melhoria do acompanhamento dos cuidados de cada pessoa que usa o Sistema Único de Saúde, e também facilita a busca de dados epidemiológicos e o planejamento das ações e políticas públicas a serem implementadas considerando as características e necessidades de cada família da cidade.